A buildingSMART é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de contribuir para a eficaz interligação entre os diferentes atores na indústria da construção ao longo de todo o seu ciclo de vida. É considerada como a "casa do Open BIM". 

A estrutura organizativa da buildingSMART internacional passa pela constituição de capítulos nacionais através dos quais se podem enquadrar todas as participações de empresas, instituições e profissionais quer nas iniciativas em curso pela bdSI quer em iniciativas locais autónomas.

O que é o BIM?

BIM (Building Information Modeling) é um processo baseado num modelo inteligente 3D que fornece aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC) diferentes perspetivas e ferramentas para uma gestão mais eficiente ao nível do planeamento, projeção e construção de edifícios e infraestruturas.

 

A buildingSMART tem por principais vetores de actuação a criação e divulgação de protocolos standard de troca de informações como o IFC o IDM e o bdsDD, a estruturação da informação e processos adequados a diferentes tipos de obras como edifícios, infraestruturas ou aeroportos e outras iniciativas correlacionadas tais como a certificação de competências em Open BIM.

Portugal, em tempos, já participou num capítulo ibérico da buildingSMART internacional que infelizmente foi suspenso em 2009.

Pelas iniciativas BIM existentes atualmente na indústria da construção em Portugal, pelas linhas de investigação que têm sido desenvolvidas nesta área e pelos diversos cursos e ações de ensino e formação, entendemos que estão reunidas as condições para reativarmos esse capitulo nacional da buildingSMART.

Pelos contactos informais já estabelecidos, foi recolhido o apoio e suporte institucional de múltiplas entidades nomeadamente da PTPC representando um conjunto alargado de empresas e profissionais.