Building Information Modelling

O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia de partilha da informação e de colaboração entre todos os intervenientes e durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção, que se apoia num modelo digital, acessível por software, o qual permite a manipulação virtual dessa mesma construção.

Esse modelo de informação digital contém dados sobre as características geométricas de todos os elementos que compõem um edifício (por exemplo, vigas, pilares, janelas ou tomadas elétricas) mas também inclui as suas propriedades e atributos, sejam eles físicos, sejam os relacionados com o seu custo ou com o tempo necessário para a sua construção.

Implementação internacional

O BIM está cada vez mais presente na indústria da construção em todo o mundo. O Reino Unido tornou-se um líder na normalização BIM, em larga medida graças à iniciativa governamental. Desde 2016, o setor público exige a aplicação da metodologia BIM, sendo definidos requisitos de informação específicos na contratação de obras públicas.

Os países escandinavos estão entre os pioneiros na adoção do BIM, sendo que a Finlândia iniciou a utilização da metodologia em 2002, e em 2007 houve um mandato da confederação da indústria da construção finlandesa que impôs a utilização do IFC.

Na Dinamarca a contratação pública também exige a metodologia BIM. Na Alemanha, o governo criou uma iniciativa, constituída pelas várias organizações AEC, tendo em vista o desenvolvimento de uma estratégia nacional para a implementação do BIM, aspirando a meta de 2020 para esta implementação em todos os projetos de infraestruturas.

Em 2015 o governo francês criou o Plan de Transition Numérique dans le Bâtiment, que definiu um plano estratégico nacional para a implementação do BIM.

Também em Espanha foi criado um mandato para que em 2018 os projetos no sector público utilizem o BIM, tendo sido o prazo para aplicação aos projetos de infraestruturas estendido até Julho de 2019. Também em países asiáticos como Singapura, China e Coreia do Sul o BIM tem sido amplamente divulgado e apoiado através do desenvolvimento de normalização e publicação de mandatos públicos.

openBIM

openBIM é uma abordagem universal para o projeto colaborativo, construção e operação de edifícios/infraestruturas com base em fluxos de trabalho e formatos abertos.

Porque é importante?

  • Fornece um fluxo de trabalho transparente e aberto que permite a participação dos membros do projeto, independentemente das ferramentas de software que utilizem.
  • Cria uma linguagem comum para processos amplamente utilizados. Com isso, indústrias e organismos oficiais podem obter projetos comercialmente transparentes, com melhor benchmarking entre os serviços e com qualidade de dados assegurada.
  • Fornece dados duráveis para serem usados ao longo do ciclo de vida do projeto, evitando entradas múltiplas dos mesmos dados e consequentes erros.
  • Fornecedores de software de pequenas a grandes plataformas podem participar e competir com sistemas independentes, procurando em conjunto a melhor solução possível para o cliente.
  • Disponibiliza uma maior oferta online de produtos onde os utilizadores podem explorar as soluções mais relevantes para as suas necessidades e ter um produto diretamente orientado para BIM.

openBIM é a utilização de BIM através de formatos abertos, promovendo assim a interoperabilidade entre agentes, processos e ferramentas.

Os benefícios da metodologia BIM aumentam se forem usados formatos abertos e internacionais.

Os vídeos a seguir permitem entender um pouco melhor o que é o openBIM.

Subscreva a nossa newsletter

© 2022 buidlingSMART Portugal. Todos os direitos reservados