A buildingSMART Portugal está profundamente enraizada na indústria da construção. Os seus principais objetivos e iniciativas destinam-se a servir esta indústria contribuindo para a sua normalização e modernização.

Um dos seus grandes objetivos é servir de "comissão espelho" do que se passar na Buildingsmart internacional nos seus diferentes grupos e iniciativas de trabalho. Todos os documentos e iniciativas serão partilhados com os membros da Buildingsmart Portugal.

OpenBIM: Por que é importante?

  1. openBIM suporta um fluxo de trabalho aberto, transparente, permitindo que os membros do projeto participar independentemente das ferramentas de software que usam.
  2. openBIM cria uma linguagem comum para processos amplamente referenciados, permitindo que a indústria e o governo promovam projetos com um engajamento comercial transparente, uma avaliação de serviço comparável e qualidade assegurada dos dados.
  3. openBIM fornece dados de projeto duradouros para uso durante todo o ciclo de vida do ativo, evitando múltiplas entradas dos mesmos dados e erros consequentes.
  4. Pequenos e grandes fornecedores de (plataformas) de software podem participar e competir numa lógica de soluções 'best-of-breed' independentes.
  5. openBIM energiza o lado da oferta de produtos on-line com pesquisas por parte de utilizadores mais exatas e entrega os dados do produto diretamente no BIM.

Também para podermos participar em cada um dos grupos de trabalho que decorrem na bds internacional sejam eles mais de aspetos ligados às ciências computacionais quer à construção e aos seus requisitos propriamente ditos. Para podermos participar nos diversos concursos ou para organizar processos de certificação de competências que estão sempre dependentes das estruturas locais da bdsi.