Certificação Profissional

Objectivos

O programa de Certificação Profissional da BuildingSMART proporciona validação internacional de alta competência e reconhecimento de formação em modos digitais de trabalhar.

A transformação digital na indústria da construção obriga a um aumento das competências. Isto significa que a procura por pessoas com vasta experiência é elevada. Tornar-se certificado pela BuildingSMART é a melhor forma de dar a conhecer competências, conhecimento e experiência.

Níveis do programa de Certificação Profissional

Existem dois níveis de certificação profissional. De acordo com a taxonomia de Bloom, que hierarquiza os objetivos educacionais, o nível dos Fundamentos é o primeiro nível. Este nível foi concebido para corresponder ao conhecimento dos requisitos básicos sobre BIM, focando-se nos níveis de conhecimento e compreensão da taxonomia de Bloom.

O nível Praticante é mais abrangente e aborda aprendizagem aplicada e experiência prática, incluindo os requisitos de aplicação, análise, síntese e avaliação da taxonomia de Bloom. Este nível ainda está em desenvolvimento, mas esperam-se novidades em breve.

O nível dos Fundamentos divide-se em programas de estudo específicos. Cada programa de estudos pode ser encarado como um curso separado que tem em conta um domínio específico. Existem atualmente nove programas de estudos, dos quais apenas o Básico se encontra disponível. Este programa de estudos é a base sobre a qual os outros oito estão assentes e é um pré-requisito os restantes programas de estudo.

Para centros de formação

Os centros de formação podem homologar os seus cursos BIM de acordo com os requisitos de qualidade da buildingSMART Internacional e do programa de Certificação Profissional. Esta homologação permitirá:

  • Adaptar o plano de estudos aos objetivos formativos e aos conteúdos curriculares definidos pela buildingSMART;
  • Usar uma plataforma internacional online para realizar o exame do módulo Básico;
  • Emitir certificados reconhecidos internacionalmente para os seus alunos que concluíram com sucesso o exame online;
  • Identificar os seus cursos como homologados pela buildingSMART.

Para profissionais

Os profissionais que tenham realizado um curso homologado pela buildingSMART Portugal podem aceder ao exame online para obter o Certificado Profissional do módulo Básico do nível de Fundamentos. Isto permitir-lhes-á:

  • Levar a cabo uma formação baseada em conteúdos normalizados internacionalmente;
  • Realizar o exame online de forma simples, rápida e segura;
  • Obter um certificado reconhecido internacionalmente.

Subscreva a nossa newsletter

© 2022 BuidlingSMART Portugal. Todos os direitos reservados